O INFINITO PARTICULAR NA CASACOR 2022

infinito particular é nossa relação com as emoções, com a memória, com os espaços, pessoas e com o tempo. É a construção diária de nossa história e como a compreendemos, do ponto do qual partimos e da descoberta contínua do caminho, como e para onde for.

Na busca da reflexão sobre o vasto universo que se estende a partir desta temática, a CASACOR 2022, maior e mais completa mostra de arquitetura e design das Américas, volta-se à contemplação do espaço como templo, no centro das mais genuínas trocas por meio do bem-estar, da conversa, da harmonia e da busca incessante pelas individualidades que respeitem e abracem o consciente coletivo.

O tema não é em vão: é o resultado de uma espera, de um ressurgimento da mostra em sua força total após o período amargo da pandemia e seus reflexos imediatos e, com estes, os seus incursos que ainda são e serão sentidos por mais tempo, entre eles a relação transformada das pessoas com suas casas, no seu ambiente familiar e de descanso, contemplação, lazer ou trabalho.

Com este olhar atento e vigilante, o elenco de arquitetos e designers da CASACOR 2022 toma para si a necessidade de mostrar como estes cenários podem e devem permitir o encontro íntimo de cada indivíduo às suas raízes, pontos de equilíbrio e redescoberta constante dos pequenos prazeres da vida cotidiana, seu ‘estar e permanecer’.

A Octaedro Arquitetura, em sua estreia de destaque na edição catarinense deste ano da mostra, traz já em sua gênese a aproximação do indivíduo ao seu lugar de pertencimento, diálogo e acolhimento. Na importante relação entre o interno/externo, o ambiente pensado pelos arquitetos propõe um ‘percurso poético, sensível e transformador, no sentido de revelar a beleza no curso das coisas em seu constante movimento’. Abrem-se as portas, portanto, ao mesmo momento para o novo e para o que há de ser visto sob uma nova perspectiva, mais humana, empática e fiel ao seu tempo e seu espaço.